O objetivo geral do SANIBOV – Simpósio Internacional de Sanidade Bovina é atender a demanda de conhecimentos sobre temas de alta relevância na área de SANIDADE aplicados aos sistemas de produção de leite e corte, com a interação entre consultores, indústria e pesquisadores nacionais e internacionais.
O II SANIBOV 2024 será um evento híbrido. A temática da 2ª edição do evento será “Saúde gastrintestinal”. A diarreia possui morbidade de 100%, sendo responsável por 75% das mortes no período neonatal. Na fase lactente destaca-se a crescente incidência das doenças abomasais, como timpanismo, úlcera e vólvulo. Na transição entre dieta líquida e sólida, os bovinos jovens são suscetíveis à acidose lática ruminal, além de novos desafios microbiológicos como Clostridium perfringens tipo A e C, Eimeria spp., e Salmonella dublin. No gado de corte, a mortalidade por doenças gastrintestinais ocupa a 2ª posição, destacando-se a acidose lática ruminal. No gado de leite, as principais doenças do sistema digestório são diarreia em bezerros, indigestões, e deslocamento de abomaso. Doenças Clostridiais (enterites necrohemorrágicas) têm destaque na pecuária de leite e corte. Na fronteira do conhecimento, o II SANIBOV incluiu palestras e discussões sobre microbioma gastrointestinal, e a sua aplicação na modulação da microbiota saudável e benéfica ao hospedeiro, tema que interage com a indicação dos nutracêuticos e aditivos alimentares. A programação do SANIBOV abordará os tópicos destacados no levantamento epidemiológico e está composta por 2 mini-cursos práticos direcionados à categoria bovino jovem e bovino adulto, 12 palestras, 3 mesas-redondas, e estimativa de 150-200 resumos científicos.
Sobre o local do evento
O evento será realizado no auditório Istvan Jancsó no espaço Brasiliana USP, integrado ainda pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e livraria Edusp. O projeto de arquitetura foi desenvolvido pelos escritórios de Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com a assessoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O edifício foi inspirado em conceituadas bibliotecas de outros países, como a Beinecke Rare Book & Manuscript Library (Biblioteca Beinecke de Manuscritos e Livros Raros), da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e a Biblioteca Sainte-Geneviève, de Paris, na França. A Library of Congress (Biblioteca do Congresso), de Washington, foi consultada para definir diretrizes de conservação das obras.
Saiba mais em: https://youtu.be/pHrwk4uqLQY e https://www.bbm.usp.br/pt-br/.
O minicurso prático de bezerros será realizado no Laboratório de Pesquisa em Bezerros “ Fernando José Benesi”. O minicurso prático em animais adultos será realizado na Clínica de Bovinos. Ambos localizados na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.
Site: Veterinária | FMVZ USP – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo